segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Cacofonia

Cacofonia, cacófato ou cacófaton, é o nome que se dá a sons desagradáveis ao ouvido formados muitas vezes pela combinação do final de uma palavra com o início da seguinte, que ao ser pronunciadas podem dar um sentido ridículo, como: por cada; boca dela; vou-me já; ela tinha; como as concebo; essa fada; aquele guri lá e amigos unidos.
A cacofonia pode constituir-se em um dos chamados vícios de linguagem, e devem ser evitados, tanto na linguagem coloquial quanto na escrita.


Esta é uma lista de alguns exemplos de cacófatos (cacofonia) usados na língua portuguesa. Cacófato é um vício de linguagem, que gera sons desagradáveis numa oração por sílabas na escrita ou na fonética.
Cacófato Oração correta
O nosso hino é muito elegante. O hino nacional é muito elegante.
A empresa é dirigida pela Dona Maria. Dona Maria dirige a empresa.
E depois, acabou-se tudo. Tudo se acabou, depois disso.
A cerca dela está na despensa da fazenda. A sua cerca está na despensa da fazenda.
Eu vi ela na viela. Eu a vi na viela.
Meu coração por ti gela. Meu coração fica gelado por ti.
O irmão pôs a culpa nela. O irmão lhe pôs a culpa.
Desde então, não fez mais isso. Até agora, nunca mais fez isso.
Não sabia que você faria isso por tal simples coisa. Não sabia que você faria isso por uma simples coisa.
Ele tem pouca fé em Deus. Ele não tem muita fé em Deus.
Ele tem fé demais em tirar uma nota boa. Ele tem muita fé por tirar uma nota boa.
Ela tinha poucos materiais. Tinha poucos materiais.
Estava com uma mão na cabeça. Estava uma de suas mãos na cabeça.
Custa um real por cada limão. Cada limão custa um real.
Vou-me já. Eu já vou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário