segunda-feira, 18 de julho de 2011

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 Os verbos haver e existir podem ser usados como sinônimos.Na linguagem formal,porém,possuem empregos diferentes.As orações com o verbo existir sempre se constroem com sujeito.

Existe     uma proposta para a educação?
Existem   verbas para a educação?

 O verbo haver,com sentido de existir,não apresenta sujeito,mantendo-se sempre na 3ª pessoa do singular.

    uma proposta para a educação?
    verbas para a educação?

 Na linguagem coloquial é coerente o uso do verbo ter com sentido de haver .Por exemplo.Tem muita gente nesta sala.(No lugar de " muita gente nesta sala".)

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Gênero Memória²

 Nas memórias literárias , o que é contado não é realidade exata. A realidade dá base ao que está sendo escrito, mas o texto também traz boa dose de inventividade.
Algumas marcas comuns:
-Expressões em primeira pessoa usadas pelo narrador, como “eu me lembro”, “vivi numa época em que”.
-Verbos que remetem ao passado, como “lembrar”, “reviver”.
-Palavras utilizadas na época evocada, como “vitrola”, “flertar”.
-Expressões que ajudam a localizar o leitor na época narrada, como “naquele tempo”.
 
PLANO DE TRABALHO
-Ler e analisar textos de memórias;
-Usar expressões que marcam o tempo passado;
-Preparar e fazer as entrevistas, caso haja;
-Selecionar as informações coletadas;
-Produzir um texto coletivo de ensaio para a produção final;
-Produzir o texto individual;
-Revisar o texto;
-Selecionar os textos que farão parte da coletânea de memórias;
-Elaborar as ilustrações, a capa e a contracapa do livro.

sábado, 9 de julho de 2011

Sinopse

É uma palavra apresentação concisa do conteúdo de um livro ou de um texto.Em revistas científicas,a sinopse apresenta uma visão geral de um artigo para dar ao leitor um apanhado de seu conteúdo.As sinopses de romances apresentam breves informações sobre personagem,enredo,tema;as de outros tipos de livros,informam sobre a área de conhecimento,linha teórica,pontos de interesse etc.Atualmente,nas livrarias,a sinopse é um dos recursos utilizados para oferecer ao internauta uma forma de consulta,em substituição ao manuseio do livro no momento da compra.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Gênero : Memória

 É um trabalho baseado em estudo teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de idéias sobre um determinado tema. A característica básica da dissertação é o cunho reflexivo-teórico. Dissertar é debater, discutir, questionar, expressar ponto de vista, qualquer que seja. É desenvolver um raciocínio, desenvolver argumentos que fundamentem posições. É polemizar, inclusive, com opiniões e com argumentos contrários aos nossos. É estabelecer relações de causa e consequência, é dar exemplos, é tirar conclusões, é apresentar um texto com organização lógica das idéias. Basicamente um texto em que o autor mostra as suas ideias.




sábado, 2 de julho de 2011

Monômios e Polinômios

Monômio
Expressão algébrica definida apenas pela multiplicação entre o coeficiente e a parte literal. Exemplos:

2x, 4ab, 10x², 20xyz, 30abc, 2z, y, b³, 100ax³

Monômios semelhantes
Expressões algébricas que possuem a parte literal semelhante.
Exemplos:

2x e 4x
7x² e 8x²
10ab e 3ab
2ya e 6ya
7bc e 9cb
100z e 20z


Adição e subtração de monômio

A adição e a subtração de monômio devem ser efetuadas quando as partes literais são semelhantes. Exemplos:

2a + 7a = 9a
5x – 2x = 3x
10ab – 9ab = ab
6y – 9y = – 3y
7bc + 3cb = 10bc ou 10cb
– 12xy – 10xy = – 22xy


Multiplicação entre monômios

Ao multiplicar monômios em que as partes literais são semelhantes devemos seguir os seguintes passos:
1º passo: multiplicar os coeficientes
2º passo: conservar a parte literal e somar os expoentes.

Exemplos:

2x * 2x = 4x²
4xy * 6xy² = 24x²y³
10a²b * 9a²b³ = 90a4b4
5xyz * 6x²y³z = 30x³y4


Ao multiplicar monômios com parte literal diferente devemos:
1º passo: multiplicar os coeficientes
2º passo: se as letras são diferentes, agrupe-as
Exemplo:
2x * 3y = 6xy
4ab * 5z = 20abz
20c * 2ab = 40abc
x * 6a = 6xa


Divisão entre monômios

Parte literal semelhantes
1º passo: dividir os coeficientes.
2º passo: conservar a parte literal e subtrair os expoentes.

Exemplo:
5x³ : 5x² = x
10x²y² : 2x = 5xy²
30z : 5z = 6
20b³ : 10b = 2b²


Polinômios

Expressão algébrica composta por dois ou mais monômios com a existência de operações entre eles.
Exemplos:

2x² + 7x – 6
10x³ + x² – 9x
6x + 5
120x² – 10x + 9
14x4 + 7x³ – 20x² – 60x – 100

Leia

"Hoje foi um dos dias mais loucos da minha vida."
 Está dizendo que foi um dia louco da vida,e que também já ouve muitos outros.



"Hoje foi um dia muito louco na minha vida."

 Também diz que foi um dia louco,mas não comenta sobre outros dias,que quer dizer que isso só acontece raramente.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Modo imperativo

 Expressa ordem,conselho,convite,pedido,súplica. No imperativo,fala-se diretamente a um interlocutor: por isso, habitualmente são usadas apenas as pessoas que indicam os ouvintes(tu,você,vós,vocês).

Exemplos:
Orai por nós!
Fique quieto!
Calem-se!
Desça!
Compre!