segunda-feira, 20 de agosto de 2012

5 tecnologias de realidade virtual que podem explodir nos próximos anos


Proporcionar maneiras simples, rápidas e intuitivas de se interagir com a tecnologia sempre foi considerado um dos grandes desafios da indústria. Afinal, pessoas são seres complexos que agem de forma dinâmica e criativa, demandando que os sistemas à sua volta proporcionem o mesmo tipo de flexibilidade ao tratar de situações imprevistas.
Por esses motivos, no ápice da interação homem/máquina está a realidade virtual, que promete nos permitir trabalhar com informações e ferramentas da maneira mais similar possível à que fazemos no mundo real.  Apesar de já estar presente em vários campos, sistemas de RV ainda são escassos no nosso dia a dia. Mas isso pode mudar em breve.



Continue acompanhando este artigo do Tecmundo e descubra algumas das tecnologias mais promissoras para um futuro próximo — ou não tão próximo assim.

Simuladores para treinamentos

Este é o campo que, provavelmente, mais tem usado sistemas de realidade virtual. Simuladores de pilotagem estão entre os mais populares, mas não são os únicos: procedimentos médicos, direção no trânsito e até técnicas de soldagem também são campos em que a realidade virtual tem sido aplicada.
Uma das aplicações mais interessantes são as simulações de combate desempenhadas por militares. Sistemas como o do Exército dos Estados Unidos (vídeo abaixo) permitem que vários soldados simulem invasões em espaços hostis, sendo que todos os combatentes usam capacetes de realidade virtual e têm suas posições rastreadas por câmeras nas paredes.

Com isso, é possível realizar simulações em vários cenários virtuais diferentes dentro do mesmo espaço físico, além de se poder ter debriefings precisos sobre como a ação foi desempenhada e o que deve ser corrigido para melhorar a atuação nas próximas vezes.


Video Games

Apesar de jogos como World of Warcraft e Second Life já serem considerados uma espécie de realidade virtual, games que substituem a sua visão normal por um mundo totalmente novo ainda são bastante raros. Projetos como o Virtual Boy Advance, da Nintendo, até tentaram adentrar nesse ramo no passado, sem obter muito sucesso. Mas isso pode mudar em breve.



Projetos como o Ultimate FPS Simulator mostram que a tecnologia dos games atuais pode ser misturada a componentes como rastreadores de movimentos e até esteiras para criar ambientes virtuais bem próximos à realidade. Como dor também é um fator importante para passar a sensação de perigo, marcadores de paintball nos arredores não hesitam em atirar no local certo do corpo sempre que você levar um tiro no jogo.
Ainda assim, o caminho para que recursos desse porte estejam disponíveis para todos ainda é longo, considerando o preço e o tamanho de toda essa infraestrutura. Alternativas mais simples, como os jogos de realidade aumentada do PlayStation Move, podem quebrar um galho enquanto simuladores completos iguais aos do filme Matrix não ficam disponíveis.


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